Impacto do Turismo Sobre o Meio Ambiente
Publicado em 02 de November de 2008 por Andréia Ferreira
O impacto do turismo nos leva a necessidade de partir para uma ação, de chegar ao resultado de uma equação complexa: o estudo, o planejamento e a educação do turismo. Cidades que têm no turismo a grande força de sua economia chegam a triplicar a sua população em épocas de alta temporada, e a produção de lixo, conseqüentemente, aumenta na mesma proporção. Toda a sua importância para a economia, encontra de forma cada vez mais contundente. Este trabalho nos relata alguns impactos negativos e positivos gerados pelo turismo que produzem alguns paradigmas para discurções.
RESUMO
O impacto do turismo nos leva a necessidade de partir para uma ação, de chegar ao resultado de uma equação complexa: o estudo, o planejamento e a educação do turismo.Cidades que têm no turismo a grande força de sua economia chegam a triplicar a sua população em épocas de alta temporada, e a produção de lixo, conseqüentemente, aumenta na mesma proporção. Toda a sua importância para a economia, encontra de forma cada vez mais contundente. Este trabalho nos relata alguns impactos negativos e positivos gerados pelo turismo que produzem alguns paradigmas para discurções.
INTRODUÇÃO
O objetivo desse artigo é mostrar que estudar os impactos do turismo no meio ambiente é, principalmente, o de avaliar as conseqüências de algumas ações para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações turísticas, ou logo após a "implementação" dos mesmos no meio. O estudo do impacto ambiental é destinado a identificar e interpretar, assim como prevenir, as conseqüências ambientais ou os efeitos que podem causar à saúde e ao bem-estar do homem e ao entorno, ou seja, os ecossistemas em que o homem vivi e de que depende.Deve-se levar em consideração que nosso planeta é composto por muitos ecossistemas e ambientes com características próprias, não podendo haver um padrão único para o estudo. Assim não existe uma relação do ser humano sem o meio. É impossível o homem viver nesse planeta sem transforma-ló seja ele o ambiente natural ou artificial. O homem já começa a destruir o seu meio, no próprio local de trabalho - desgaste físico, a violência, doenças causada pela poluição urbana, etc., - necessitando de uma fuga. Essa indigência faz com que surjam os interesses pelo turismo. De acordo com RUSCHMANN (2003), há um grande fluxo de turistas que procura afastar-se do estresse e da falta de "verde", típicos da vida urbana, o que pode resultar em um comportamento alienado em relação ao meio que visita. A autora afirma que os turistas não possuem uma "cultura turística" e entendem que seu tempo livre é sagrado e que por isso, têm o direito de usufruir pelo que pagaram não se sentindo responsáveis pela degradação do meio ambiente.
A relação entre turismo e meio ambiente é indiscutível, uma vez que o último constitui a matéria-prima da atividade turística. O meio ambiente é um elemento e um ingrediente mais fundamental do produto turístico que não tem preço fixado dentro de um sistema de mercado e, como tal, sempre será superesplorado.
O acelerado crescimento do turismo nos anos 50 e o aperfeiçoamento do homem em relação à natureza fizeram com que o processo de degradação ambiental aumentasse. "Os indicadores apontam para um crescimento contínuo da atividade, em cerca de 4% a 5% ao ano e conseqüentemente, os impactos sobre o meio ambiente também se intensificarão" (RUSCHMANN, 1997, p.34). Entretanto, no momento em que a atividade turística acontece, o ambiente é inevitavelmente modificado. Os impactos ambientais advindos do turismo se dão devido às modificações e transformações que essa atividade ocasiona no meio natural. Como aponta (RUSCHMANN 1997), os impactos são resultados de um processo de interação complexo entre os turistas, as comunidades e os meios receptores e não de uma causa específica.
Com o grande aumento da indústria turística, houve a necessidade de aumentar e instalar a infra-estrutura; como os meios de hospedagens, restaurantes, saneamento básico, etc., de forma inadequada sem saber os seus efeitos sobre o ambiente local. (CRUZ, 2003, p.31), nos relata ainda que:
"Os impactos do turismo em ambientes naturais estão associados tanto à colocação de infra-estrutura nos territórios para que o turismo possa acontecer com a circulação de pessoas que a prática turística promove nos lugares. (...) meios de hospedagem edificados em áreas não urbanizadas bem como outras infra-estruturas a eles associados podem representar riscos importantes de desestabilização dos ecossistemas em que se inserem".
A infra-estrutura é um componente importante para o turismo, mas sua estreita relação entre os projetos turísticos e a qualidade do meio ambiente faz com que os impactos ambientais negativos destes empreendimentos causem degradação ao meio ambiente. Sendo assim o Banco do Nordeste destaca os principais impactos negativos dos projetos turísticos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário